Itabirito

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No dia 22 de Março, celebramos o Dia Mundial da Água, convém realçar a importância desse recurso natural para a boa qualidade de vida. O grande crescimento populacional em nossas cidades causa uma grande sobrecarga em nossos mananciais, trazendo também a poluição e as vezes a destruição dos mesmos e de outras fontes hídricas, comprometendo assim o abastecimento futuro.

Cabe a nós população e sociedade organizada cobrar de nossos governantes ações concretas e duradouras a fim de garantir e resguardar a preservação e manutenção de todo o ciclo de abastecimento, “respeitando a natureza, respeitamos a nós mesmos”.

Por essas e outras razões organizações como o Rotary International vêm enfatizando, em suas agendas mundiais, o papel de todos na preservação dos recursos hídricos, especialmente para neutralizar a tendência de ter esse bem como fator de conflito e beligerância. Usar de forma moderada, participar da gestão de bacias e adotar práticas individuais e empresariais comedidas é um dever de todos para a manutenção da paz.

Água: recurso escasso e vital. Preservemos o ciclo da água em nosso Planeta.

Declaração Universal dos Direitos da Água:

A ONU redigiu um documento em 22 de março de 1992 - intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". O texto merece profunda reflexão e divulgação por todos os amigos e defensores do Planeta Terra, em todos os dias.

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Gonçalo José Araujo
Presidente do Rotary Club de Itabirito 2014/2015